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Margem de lucro para calçados

Margem de lucro para calçados: entenda como calcular

Primeiramente é preciso saber que, dentre os cálculos básicos para o bom gerenciamento de negócios, a margem de lucro é um dos principais, ou seja, na hora de calcular o valor de venda de calçados e dos produtos da sua loja, é preciso sempre ter essa conta em mente.

A fórmula para calcular a margem de lucro de calçados é bem simples. Nesse post, você compreenderá melhor os fundamentos contábeis, a fórmula em si – com um exemplo prático – e o funcionamento da margem para o setor calçadista.

O que é lucro?

De antemão entendamos o que é lucro. Por definição, é o rendimento positivo obtido por meio de uma negociação. Em outras palavras, é a subtração dos custos de produção do valor total da transação. Ele pode se dividir em lucro normal e lucro econômico.

Lucro normal

Lucro normal é o saldo que sua loja de calçados precisa para continuar funcionando sem preocupações financeiras. Então, quando uma empresa começa a receber lucros acima do esperado, afirma-se que ela obtém poder de mercado. 

Lucro econômico

Lucro econômico se assemelha à definição geral de lucro, então é o resultado da diferença entre a receita total e os custos para o funcionamento de todo negócio.

Apesar disso, é importante ter em mente, que a margem de lucro é um conceito e uma conta diferente das citadas acima.

Então, o que é, margem de lucro?

Antes de tudo, a margem de lucro é um indicativo financeiro. É o percentual de lucratividade que sua loja de calçados obtém em cima das vendas realizadas

Ela é utilizada para calcular o valor pelo qual determinado calçado deve ser vendido levando em consideração todos os custos e gastos que a empresa possui. A margem de lucro ideal, todavia, visa que o produto seja vendido a um valor maior das suas despesas de produção e/ou aquisição. 

Então, analise seus gastos, tente reduzi-los e precifique os produtos de maneira eficaz, levando em consideração o custo, os clientes e os concorrentes!

O cálculo desse indicativo é realizado tendo em vista três pilares:

Custo (C)

Em primeiro lugar, o custo não se relaciona ao preço do produto apenas, mas ao valor investido para que o calçado em questão fosse adquirido para sua loja, ou seja incluem-se gastos com frete, com impostos, com os colaboradores, dentre outros.

Preço de venda (PF)

O preço de venda é valor pelo qual seu produto será comercializado. A definição desse número indica o sucesso do seu negócio e das suas vendas. Na hora de determiná-lo, é importante ter em mente quanto foi investido para adquirir o calçado em questão e quanto o seu consumidor está disposto a pagar por ele.

Lucro

O último pilar para a definição do indicativo é o já citado lucro. Ou seja, é o retorno positivo sobre o que foi investido. Ele é identificado pela própria empresa e adicionado ao valor da venda do produto de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entendendo o conceito de margem de lucro (ML) e os fundamentos por trás do cálculo, realizá-lo se torna mais simples!

Como calcular a margem de lucro?

Existe uma fórmula pré-definida para obter o resultado da margem de lucro. Ela consiste em subtrair, do preço de venda, os gastos do calçado, dividindo o resultado pelo mesmo preço e multiplicando por 100.

Temos a seguinte estrutura:

a = (b – c) * 100 / b

Sendo que:

  • a: Margem de lucro
  • b: Preço final
  • c: Custo total para adquirir o produto

Por último, vamos supor, por exemplo, que você venda um calçado por 120 reais, com um custo total para aquisição de R$ 40. Alterando os valores e realizando o cálculo, teríamos uma margem de lucro de 66,6%.

Qual a margem de lucro ideal?

O ramo de atuação da empresa influencia diretamente na margem de lucro. Logo, pertencer ao comércio calçadista vai influenciar na margem de lucro do seu negócio.

Produtos de luxo, geralmente, possuem uma margem de lucro mais alta, enquanto produtos cotidianos e mais comuns tendem a apresentar um número mais baixo. Porém, isso não é uma regra.

Algumas lojas de calçados colocarão sua margem de lucro muito acima dos 100%. Contudo, esse número depende diretamente do funcionamento da sua loja e do comportamento do seu consumidor. Portanto, é inviável estabelecer uma única margem ideal, porque ela leva em consideração a organização do seu negócio. 

Dessa forma, na Delicata Calçados, você encontra os produtos com os menores custos para obter uma margem de lucro maior. Como resultado você conseguirá lucrar com nossos produtos e ainda encantar seus clientes com produtos lindos e de qualidade.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais.

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