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Como fazer sua loja de calçados se destacar no mercado

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Muitos empreendedores demoram em colocar seus sonhos em prática por acreditar que o mercado já está saturado e que não há mais o que inventar para soar como novidade.

No entanto, a grande habilidade de um empreendedor de sucesso é essa: saber desenvolver formas e criar processos que te façam ganhar da concorrência e fazer seu negócio crescer. Abaixo selecionamos algumas dicas de como fazer sua loja de calçados se destacar diante da concorrência.

1. Defina seu plano de negócios

O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de sua loja de calçados e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados. Por mais que a principio pareça que é um trabalho desnecessário, acredite, esse é um passo fundamental se você pretende que sua loja de calçados tenha coerência

Definir esse plano de negócio é uma forma de entender em que momento seu negócio está e de começar a trabalhar em um planejamento estratégico para atingir os resultados desejados. 

Ao descrever o plano, faça um breve relato com sua principais características e não se esqueça de mencionar:

1.1: Visão geral de sua loja

Primeiramente, serão analisados o ponto comercial da loja – de preferência um local com movimento, ou próximo a grandes centros –, as características de sua loja e seus diferenciais.

Podemos citar, como exemplo de diferencial, o valor, a qualidade do calçado ou até o fato de você oferecer produtos de tamanhos especiais. Como características podemos elencar o atendimento personalizado, o ambiente alto astral entre outras qualidades que só você poderá atribuir.

Quanto mais detalhado for, melhor será o diagnóstico, afinal esses dados podem te ajudar a tomar decisões para alavancar sua loja no futuro.

1.2: Levantamento do mercado
Para se destacar da concorrência, é necessário conhecê-la muito bem.  Esse ponto de análise de mercado pede uma atenção especial para o setor calçadista, de modo a entendê-lo a fundo pois isso lhe dará maior confiança para tomadas de decisão.

Além de olhar para a concorrência, procure compreender seus clientes e a pesquisar novos fornecedores que te ofereçam grande variedade de produtos. A pratica que tende ser mais econômica é sempre a de compras no atacado. Programe- se para fazer compras em uma quantidade boa, pois assim conseguirá negociar melhores preços e seu lucro será maior.

Feito os devidos levantamentos, é chegada a hora de delimitar o público-alvo e o posicionamento da sua marca. Ter o informações bem definidas sobre seus consumidores é primordial para que você possa tomar decisões mais direcionadas ao seu público.

1.3: Plano de marketing
O último passo é estipular o plano de marketing. Este documento elenca quais atividades e ações serão proporcionadas para que sua loja trabalhe de forma a atender as necessidades do seu público-alvo.

Geralmente, as ideias tidas nessa etapa serão divididas em quatro vertentes:

Produtos
Ponto de vendas
Comunicação
Preço
Assim, as estratégias ficam melhor organizadas e podem ser feitas com calma, respeitando seu orçamento, espaço e calendário.

 

Investir e gastar tempo em seu plano de negócios antes de seguir para as outras ações é muito importante para sua loja de calçados.

2. Capriche na vitrine

É muito importante que sua loja esteja localizada em um bom ponto de comércio. E a maneira de fazer com que ela se destaque no meio de tantas que também estarão ali é, de início, pela vitrine. Se sua loja for online, vale a mesma primícia, cuide que todos os produtos exibidos sejam valorizados de forma que o ambiente em que estão inseridos seja limpo e livre de informações desnecessárias. 

Diferentemente do que muitos acreditam, criar uma vitrine não precisa necessariamente ser caro. Você pode customizar materiais, como caixotes de madeira, e encaixar calçados coloridos no meio deles. Para cada estação você pode criar algo novo, diferente e ousado, e assim conseguir se destacar.

3. Tenha bons vendedores

Se por um lado a vitrine atrai o cliente, por outro é preciso que um vendedor qualificado converta a visita em uma outra ação, a compra. Por isso, contar com profissionais bem treinados é fundamental.

Invista em um bom time de vendas para que consiga ter bons resultados. Explore cursos disponíveis de forma gratuita na internet e forme seu time de forma rápida e barata.

4. Conheça bem os seus produtos

É muito importante, na hora de atender seus clientes, que a equipe de vendas conheça bem os produtos que compõem a loja e saibam falar sobre eles, destacando diferenciais e características importantes.

Além de mostrar interesse em atender o consumidor com excelência, essa prática torna possível convencer clientes mais racionais a comprar o produto, já que alguns precisarão de explicações mais detalhadas para realizarem uma aquisição.

5. Tenha diferentes modelos em sua loja

Por mais que o comércio seja segmentado, como uma loja voltada para o público de calçados de numeração especial, é importante apresentar outros modelos como infantis, tênis sola corda, sandálias, saltos, entre outros.

Uma loja nesse formato proporciona uma maior chance de encantar clientes em seu estabelecimento e pode até fazer com que o consumidor adquira mais de um produto, graças a variedade de modelos.

Uma forma de garantir a presença da variedade é adquirindo os calçados no atacado. Hoje em dia, essa compra pode ser feita pela internet, de forma que você recebe tudo na sua loja. Somos especialistas em fornecer calçados para lojas, você compra no conforto de sua casa ou empresa, nós fabricamos, colocamos a sua marca e você recebe o produto para encantar seus clientes.

6. Tenha um pós-venda de qualidade

A pós-venda é o atendimento que começa assim que o cliente compra seu calçado. Pode ocorrer que o produto não sirva no seu cliente e ele queira efetuar a troca.  Um pós venda de qualidade fala mais sobre sua empresa que a venda propriamente dita. 

Só de acompanhar o consumidor até a porta o vendedor já está demonstrando respeito e tratando o cliente de forma diferenciada. Caso o cliente retorne à loja por algum problema após a compra, trate-o com atenção e educação sempre, para que a necessidade dele seja atendida.

7. Crie promoções e ações de atração

Os clientes adoram uma promoção e ações que são criativas. Aproveitar datas comemorativas para criar promoções que atraiam o cliente é uma das possibilidades.

Com pequenas ações, você conquista seu cliente e começa a ganhar cada vez mais nicho, se destacando diante da concorrência.

8. Fique de olho na concorrência

Chamado, entre os empreendedores, de benchmarking, a ação de ficar atento ao que a concorrência está fazendo é importante para ter ideias e, principalmente, para pensar em estratégias que superem o que está sendo oferecido ao consumidor por outros.

Coloque as dicas em prática e destaque se diante de outras lojas. 

 

 

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